As pastagens cultivadas brasileiras cobrem em torno de 177 milhões de hectares, segundo mapeamento realizado pela Embrapa e divulgado neste ano. Desse total, 109,7 milhões de hectares (60%) têm algum nível de degradação: 40% apresentam médio vigor vegetativo (degradação intermediária) e 20%, baixo vigor (considerado degradação severa). Para tratar deste e de outros assuntos, depois do sucesso da primeira edição, realizada no ano passado em Arapongas/PR, a Nortox organizou mais uma reunião com importantes distribuidores de pastagem de todo o Brasil. Foi o II Encontro de Pastagens Nortox, realizado no final de outubro, desta vez em Cuiabá/MT.
A abertura ficou a cargo do Diretor Comercial, João Marcos Ferrari, destacando, entre outras coisas, os avanços na linha de produtos da Nortox no ano em que ela completa 70 anos no mercado. Em seguida, Jorge Neto, Gerente da Regional de Pastagem, fez uma apresentação destacando o portfólio de químicos para o segmento, sendo seguido por Rafael Vilela, Líder de Nutrição Vegetal da Nortox, que fez uma apresentação sobre as soluções da empresa na área de nutrição para pastagem.
Lucas de Morais, Coordenador de Marketing da Nortox: “A empresa tem um portfólio robusto para o setor”
Além do Encontro, a Nortox desde o ano passado vem realizando outras ações voltadas especialmente para este segmento. Exemplo foi o material específico preparado pela Equipe de Comunicação com o mote “Pastagem Nortox – A marca do melhor pasto”. A empresa também prepara um portal exclusivo falando sobre o seu portfólio para o setor. Uma campanha foi veiculada enfatizando que não existe um hectare de pastagem no Brasil que não possa ser tratado com a linha de produtos da Nortox. “O que isso significa? Que a Nortox tem um portfólio robusto, que atende a área de pastagem em todos os seus momentos e em toda a sua complexidade”, afirma Lucas de Morais, Coordenador de Marketing e Comunicação. Complementando essa série de ações, a empresa criou a Regional de Pastagem, tendo à frente Jorge Neto, com oito Representantes Técnicos de Vendas (RTVs), sediados em Primavera do Leste, Alta Floresta e Mirassol D’Oeste, no Mato Grosso, Goianésia, em Goiás, Redenção e Marabá, no Pará, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Ji-Paraná, em Rondô
Um dos momentos mais importantes do evento foi a palestra proferida por Antônio Chacker com o tema “Mercado para Pastagem”. Antônio Chaker é graduado em Zootecnia e mestre em Produção Animal. Além disso, atua há mais de 20 anos em projetos de gestão e tem foco específico no desenvolvimento e execução de ações para ampliação do lucro da empresa agropecuária.
O Diretor Comercial João Marcos Ferrari fez o fechamento, avaliando o evento como um sucesso e frisando que o setor de pastagem vai seguir sendo uma das prioridades no portfólio e na agenda comercial da Nortox.