A Nortox, empresa brasileira com mais de 70 anos de história no agronegócio, celebra a aprovação do Selo Verde Chico Mendes 2024/2025. A certificação, conquistada pelo décimo ano consecutivo, se deu após auditoria nos processos envolvendo o Projeto Olho D’Água, lançado em 2009 através de uma iniciativa entre a Nortox e a Cooperativa Agropecuária de Mandaguari (Cocari).
O projeto já restaurou mais de 1.300 nascentes em mais de 20 municípios que compõem a área de atuação da Cocari no Paraná e Goiás. “Nesta avaliação, constatou-se a evolução da empresa no setor ambiental, social e econômico, ultrapassando as avaliações anteriores. Poder vivenciar a evolução da Nortox é muito gratificante e recompensador”, afirma Eslaine Araújo, da Diretoria de Projetos e Consultoria Ambiental do Instituto Chico Mendes.
O projeto deu tão certo que, além da parceria com a Cocari, em 2019 a Nortox também lançou o Olho D’Água no Estado de São Paulo, através de parceria com a Coopercitrus, onde já foram restauradas quase 700 nascentes.
Uma das ações realizadas recentemente foi na propriedade de Reginaldo Caldeira, para a recuperação de uma nascente que pertence ao Córrego da Consulta, importante reservatório de água para abastecimento da população de Bebedouro, onde fica a sede da Coopercitrus. Uma das nascentes recuperadas, que antes apresentava vazão de 1,5 litro por minuto, passou a produzir 24 litros por minuto ou 34.560 mil litros de água por dia, o suficiente para abastecer o consumo de uma família de cinco pessoas durante um mês.
Olho D’Água coleciona prêmios
A restauração e preservação das nascentes seguem um passo a passo dos mais simples, mas com retorno imediato para a família beneficiada e o meio ambiente. “Exatamente por isso, o Projeto Olho D’Água já recebeu prêmios e o reconhecimento de entidades renomadas”, afirma Lucas de Morais Ronca, Coordenador de Marketing e Comunicação da Nortox.
Em 2014, ficou em primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável, na nona edição do Prêmio Cooperativa do Ano, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). “E também foi escolhido pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento como referência a ser adotada nas propriedades rurais, através da publicação Gestão Sustentável da Agricultura”, destaca Janaína Rosa de Souza Costa, Gerente de Meio Ambiente da Nortox.