Sorgo ganha força entre produtores rurais na região do Alto Uruguai Gaúcho

O sorgo é uma cultura de fácil adaptação e de alta produtividade. Embora ele seja usado principalmente na alimentação animal, sendo muito difundido entre os produtores de leite e gado de corte, ele também pode ser usado na produção de etanol e biomassa, além de fornecer seus grãos para alimentação humana, através de farinha e amido industrial, na fabricação de pães e biscoitos.

O Brasil ocupa a nona posição no ranking da produção mundial e o sorgo está entre os dez cereais mais cultivados no mundo. No Rio Grande do Sul e principalmente na região do Alto Uruguai Gaúcho ele vem ganhando cada vez mais espaço nas lavouras dos produtores rurais.

Com uma grande diversidade de aplicações, maior rusticidade, alta produtividade e baixo custo de produção, ele vem se tornando uma alternativa para a alimentação para o rebanho bovino, substituindo o milho, que apresenta custo de produção mais elevado e é alvo de pragas como a cigarrinha, que vem causando muitos estragos nas lavouras da região. (Fonte: Jornal Boa Vista)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *