Alinhamento comercial, estratégias de vendas, projeção de futuro e as principais informações sobre as plataformas de químicos, nutrição e sementes foram os temas das Reuniões de Vendas 2022 realizadas pela neste mês de março. O evento foi dividido em quatro momentos, sendo o primeiro deles em Curitiba, no dia 05/04. Anualmente, a empresa realiza a sua Convenção Nacional de Vendas, porém esse ciclo foi interrompido em 2020 por conta da pandemia. Neste ano, com a situação sanitária do país apresentando significativa melhora, mas ainda com o registro de casos, optou-se pela Reunião de Vendas, mobilizando menos pessoal e pactuando as regras e o planejamento para o ano de forma prática e objetiva.
Em Curitiba, reuniram-se representantes das Regionais 001, 002 e 007. No dia 06/04, outro momento da Reunião de Vendas, desta vez em Ribeirão Preto, com a participação das Regionais 004, 008 e 010. No dia 07, em Cuiabá, reuniram-se representantes das Regionais 005, 009 e 011 e no dia 12/04, em Goiânia, as Regionais 003, 006 e 012.
Houve pronunciamentos do Presidente do Conselho Administrativo, Humberto Amaral, e do Diretor Comercial, João Marcos Ferrari, além de apresentações com Thiago Polles, Líder de Portfólio, Rafael Vilela, Líder de Nutrição, Alexandre Mansani, Líder de Sementes, e Douglas Rozane, Gerente Nacional de Vendas. Houve ainda uma palestra de mercado, a cargo de Anderson Galvão, e premiação dos profissionais destaque do ano.
REPERCUSSÃO
A Reunião de Vendas foi amplamente aprovada pelos participantes. Exemplo é Laerte da Cunha, Gerente Regional de Vendas RS/SC, que esteve na reunião de Curitiba. “É uma reunião com um número menor de pessoas, mas bem eficiente em termos de avaliação e tomada de decisões. É uma reunião que, na minha opinião, até poderíamos fazer mais vezes durante o ano”, avalia Laerte. Para ele, a convenção nacional deve ser mantida, uma vez que permite reunir a equipe de todo o Brasil, com uma interação que resulta em ganho comercial e pessoal. “Depois se poderia fazer essa miniconvenção para atualizar as regionais sobre o que está acontecendo no mercado, como está a conjuntura nacional e internacional, as compras de matéria-prima, estratégias da empresa para os próximos anos etc. É um evento muito mais enxuto e, portanto, mais fácil e rápido de se organizar”, destaca Laerte.
“Muito boa a reunião: simples, objetiva e alinhamos tudo que precisávamos alinhar referente às diretrizes e metas traçadas pela empresa. A palestra de mercado também foi excelente: rápida e objetiva”, resume Jailton Lacerda, RTV Sênior destaque da Regional 11, sediado em Ji-Paraná, Rondônia. Ele participou da Reunião de Vendas em Cuiabá. Para Jailton, a reunião avançou a percepção em torno da excelência no desenvolvimento das plataformas de seeds (milho e sorgo) e nutrição. “Em relação ao milho, por exemplo, quem acreditar e ajudar a escrever essa página colherá frutos magníficos, pois estaremos entre os melhores do mercado, com certeza”, destaca.
Para a RC Juliane Padilha, destaque da Regional 10, a Reunião Regional serviu para “afinar o machado para o ano”. “Muitas coisas importantes e estratégicas estiveram em pauta, mas o foco principal é capacitar cada vez mais a equipe de campo. Também foi muito importante ver diretores e gerentes frisando a importância da união e do espírito de equipe em torno do mesmo objetivo: elevar cada vez mais o nome da Nortox”, avalia Juliane.
Dieikeson Martins, RC da Nortox em Goiânia, também avalia positivamente. “Reunião objetiva e proveitosa, abordando aspectos relevantes sobre os resultados obtidos e almejados, políticas e estratégias para os segmentos de Químicos, Sementes e Nutrição. Em termos de alinhamento comercial, eu destacaria o foco na qualidade dos produtos e posicionamento, forecast mais assertivo, lançamentos de novos produtos, novas políticas e regras para o Programa Integrados e continuar crescendo em todos os segmentos”, ressalta ele.