O Projeto Olho D’Água, uma iniciativa da Nortox com a Cooperativa Agropecuária de Mandaguari (Cocari) e a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), chega ao final de 2021 com números marcantes. A parceria com Cocari, que começou em 2009, permitiu ao projeto atingir neste ano a marca de mil nascentes restauradas, beneficiando famílias de produtores rurais cooperadas em mais de 20 municípios do Paraná e de Goiás. Pela parceria com a Coopercitrus, o projeto completou dois anos no dia 24 de novembro, Dia do Rio, já com 180 nascentes de água desassoreadas em propriedades rurais do estado de São Paulo, o que representa aproximadamente 2.650 milhões de litros de água por dia a mais nas comunidades ao entorno.
“A mudança que ocorre na propriedade com uma nascente restaurada é enorme. É um trabalho desenvolvido de maneira simples, mas que faz muita diferença, aumentando a vazão de água e preservando a natureza”, destaca Marcos Trintinalha, presidente da Cocari. “Fazemos um trabalho para preservar a água nas propriedades para as futuras gerações e é algo que nos motiva a continuar esse projeto, melhorando a vida do agricultor e preservando o meio ambiente”, acrescenta.
Pelo lado da Coopercitrus, a satisfação com o projeto também é grande. “Na contramão de uma das secas mais severas da história, a Coopercitrus vem trabalhando para agregar mais sustentabilidade para o produtor rural. Em dois anos, foram mais de 50 propriedades rurais contempladas com a recuperação de minas, o que melhora a disponibilidade de água nas fazendas e nos cursos dos rios, trazendo benefícios ao meio ambiente e à população”, comenta José Vicente da Silva, presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus.
Um dos projetos mais recentes foi realizado em novembro de 2021, na propriedade de Reginaldo Caldeira, para a recuperação de uma mina pertencente ao Córrego da Consulta, importante reservatório de água para abastecimento da população de Bebedouro, SP. Uma das minas recuperadas, que antes apresentava vazão de 1,5 litro por minuto, passou a produzir 24 litros por minuto ou 34.560 mil litros de água por dia, o suficiente para abastecer o consumo de uma família de cinco pessoas durante um mês.